Instalação de Iluminação
Fruto de sua origem, a INSTALUMINUS iniciou suas atividades fazendo instalações de iluminação, sendo elas spots embutidos, luminárias, plafons, arandelas, pendentes e artigos luminosos decorativos.
Com grande experiência na área, prezamos pela instalação dos itens atentando-se pelo seu posicionamento, especialmente nos locais que contemplam dezenas de unidades e precisam seguir um padrão de alinhamento e espaçamento.
Não menos importante, verificamos a compatibilidade dos cabos elétricos com a potência das lâmpadas, certificando de que não ocorrerá sobrecarga e aquecimento do circuito.
Como calcular a potência das lâmpadas?
O primeiro passo antes de definir a potência das lâmpadas é saber qual a iluminância requerida para cada ambiente, e para isso, temos como base a norma NBR 5413 a qual possui valores de referência os quais servem de apoio para a definição da iluminação dos ambientes. Segue item 5.3.65 com os valores de referência para residências:
Sabendo o lux médio, precisamos calcular quantos lúmens serão necessários de acordo com a área do ambiente, então multiplicamos a área pelos Lux de referência de cada ambiente. Como exemplo, um banheiro de 6 m2 requer uma iluminância média de 150 Lux, ou seja, multiplicando esses dois fatores chegaríamos a um total de 900 lúmens.
As lâmpadas são comumente vendidas considerando sua potência em Watts, mas podemos converter essa potência em Lumens, referência a qual será utilizada para o cálculo caso a lâmpada não apresente essa informação na hora da compra.
Lembramos que o cálculo é apenas uma referência e não pode ser tomado como fator decisivo pois existem outras variáveis como cor da parede, iluminação natural, altura do pé direito e até mesmo a questão de gosto de quem irá utilizar os ambientes.
Na dúvida, busque orientação de um profissional especializado.
Entre em contato para receber um orçamento de instalação de Iluminação na região de Sorocaba!